"Muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará."
A Bíblia, Daniel 12:4
Johannes Gensfleisch, um ourives de Mainz, conhecido como Gutenberg (1397-1468) ou João Gutenberg em português, leva o crédito da invenção da imprensa na Europa. Ele estava procurando uma maneira de reproduzir textos mecanicamente, e, provavelmente, também de se enriquecer… Ai dele, a sorte não sorriu para ele !
Interessado na sua biografia ?
Sua invenção é composta de 3 partes
1
Os caracteres móveis feitos de liga de chumbo, reutilizáveis.
2
A tinta preta a base de óleo de linhaça, viscosa, seca relativamente rápido.
3
A prensa inspirada em uma prensa de uvas garante o contato entre as partes principais e o suporte do papel ou pergaminho (pele de bezerro = velino).
Foram necessários alguns anos de pesquisa para obter resultados satisfatórios, pois tudo teve que ser inventado e refinado.
Um compositor em cima de uma caixa (gaveta) contendo os caracteres móveis
A prensa era, portanto, originalmente feita inteiramente de madeira, com cerca de 3 m de altura. Um parafuso sem-fim foi utilizado para transmitir a força exercida pela alavanca acionada pelo prensador… Os textos foram compostos na mesma oficina com muita atenção aos detalhes. A qualidade da tinta também era muito importante. Todas as pessoas estavam cientes de que eles estavam imprimindo textos das Sagradas Escrituras que tinham que ser irrepreensíveis !
Veja a evolução das prensas neste cartaz
Mas esse enorme investimento em tempo e dinheiro valeu a pena, pois essa técnica de impressão (chamada tipografia) tem sido usada há mais de 400 anos ! As prensas têm sido aperfeiçoadas ao longo do tempo.
Mais sobre tipografia :